Invisible Design
Tornamos o invisível visível. Há mais de 20 anos criamos projetos que dão forma transformando ideias em soluções visuais e experiências criativas. Trabalhamos em diálogo com empresas, instituições culturais, comunidades e pessoas.
Em 2023 expandimos o nosso campo de atuação, integrando novas áreas como o team building, a formação, as artes performativas e os eventos, em complementaridade com o nosso trabalho em design gráfico, eco-branding, websites, direção de arte, fotografia e vídeo.
Hoje, a Invisible Design é uma equipa multidisciplinar que une estratégia, criatividade e colaboração com sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, criando soluções que ligam marcas, equipas e territórios.
• O Que Fazemos •
Invisible Design
Branding, eco-branding, identidade, direção de arte, websites e UX/UI, redes sociais, fotografia e vídeo.
Criamos soluções acessíveis, consistentes e sustentáveis que dão forma às ideias e reforçam a identidade das marcas.
Flop to Top
Workshops criativos e programas de team building que cruzam circo, comunicação consciente e artes performativas.
Promovemos coesão, confiança e colaboração, transformando falhas em oportunidades de inovação.
Anima
Criação e produção de espetáculos e experiências que envolvem públicos, inspiram comunidades e ativam marcas.
Do fogo ao movimento, da música à interação, desenhamos momentos únicos para cada contexto.
• Abordagem e Valores •
Escutamos antes de criar. Cada projeto nasce da identidade, do contexto e das pessoas que lhe dão vida. Unimos estratégia e sensibilidade artística, privilegiando uma abordagem colaborativa e sustentável. Adotamos princípios de ecobranding, fazendo escolhas conscientes que reduzem impacto ambiental e reforçam a autenticidade das marcas.
Como trabalhamos:
Escuta & diagnóstico
Co-criação & alinhamento
Prototipagem & teste
Entrega & acessibilidade
Avaliação & melhoria contínua
O que nos guia
Alegria & Criatividade
Sustentabilidade & Regeneração
Ética & Colaboração
Comunicação Consciente & Cultura de Paz
Acessibilidade & Inclusão
• Conheça a Equipa •

Basile Pujebet
Palhaço em contexto hospitalar, ator de teatro-fórum e dinamizador de team building. Humor, jogo e escuta ativa ao serviço da coesão..
Formou-se em Engenharia do Ambiente em França, país onde se dedicou ao teatro, às artes circenses e ao piano antes de, em 2001, se mudar para Portugal. Aqui aprendeu a língua e continuou a sua formação de ator e aprofundou a formação na arte do palhaço. Tendo frequentando o primeiro ano na Escola Superior de Teatro e Cinema, assim como o Evoé, e a Escola da Máscara e Comédia dell’Arte com Filipe Crawford e participado em masterclasses com Pepe Nunez, Pepa Diaz-Meco, Ami Hattab, Lorenz, Pedro Fabião, Eva Ribeiro, Red Bastard, Sergio Claramunt, John Mowat, entre outros. E ganhou o prémio de melhor contador de histórias do Inatel. Co-fundador da associação Usina, Basile moderou teatro-fórum de prevenção, para jovens, em mais de cem escolas entre 2002 e 2019.
É formador nas áreas de artes circenses, clown, teatro-forum. Ator para cinema e televisão, em filmes, videoclips, publicidade. Paralelamente, desenhou e organizou projetos de animação para marcas como Ikea e E.Leclerc e para municípios como Óbidos, Pombal, Oeiras, Caldas da Rainha, Vilar Formoso, Grândola entre outros. Desde 2011, tem levado alegria aos hospitais portugueses como “Enfermeiro Champignon” com a Operação Nariz Vermelho.
Atua como orador motivacional e ambiental na área de Respeito Global (respeito pela vocação, respeito pelos outros e pelo ambiente). Pai de dois filhos, encontra equilíbrio na natureza, no badminton e na música, trazendo para o palco e para as formações uma energia empática e divertida.
TESTEMUNHO
"Versatilidade, competência, diversão e criatividade são algumas das características que o Basile irá garantir em qualquer tipo de serviço para o qual seja contratado, nível de entrega e resultado final garantido. Aconselho vivamente.”
José Vale
Sócio gerente empresa Vale e Costa Lda
(Grupo Maratona)

Patrícia Teixeira
Designer de comunicação e diretora de arte. Facilitadora com foco em comunicação consciente e processos criativos.
Patrícia Teixeira é designer de comunicação e diretora de arte com mais de 20 anos de prática, especializada em branding, identidade visual e ecobranding. Licenciada em Design de Comunicação e com formação pedagógica de formadores, dinamiza desde 2004 a Invisible Design, onde desenvolve projetos para os setores cultural, social e comercial, integrando sustentabilidade, acessibilidade e inclusão. Cruza o design com a fotografia e outras práticas artísticas para tornar ideias e valores claros, úteis e tangíveis.
Formada em Design para a Sustentabilidade e Regeneração pelo Gaia Education, é Educadora GEESE certificada pelo mesmo instituto e está habilitada a facilitar oficinas e processos ligados à sustentabilidade, regeneração e prática artística. Colabora desde 2005 com a Artemrede, prestando assessoria em comunicação gráfica para projetos locais e europeus que promovem a participação integrada de territórios. Desde 2010 realiza e produz oficinas no Raiz Criativa — hoje integrado no Flop to Top — ampliando para teatro e artes performativas. Foi organizadora e facilitadora do programa residencial SHE-EDE (Women Ecovillage Design Education), em Itália, com duração de um mês, aprofundando metodologias participativas que articulam teoria, prática e impacto comunitário.
Com experiência em mediação cultural, aproxima práticas contemporâneas e ancestrais. É co-fundadora do Giroeste, em parceria com Basile e Ana Martins, um laboratório de práticas regenerativas que promove a ligação harmoniosa entre pessoas e natureza. Trabalha com coletivos e cooperativas, contribuindo para branding, comunicação, estatutos e gestão, promovendo o desenvolvimento sustentável dos grupos. Utiliza práticas artísticas — fotografia, artes plásticas e artesanato — para estimular observação, expressão pessoal e ligação à natureza, promovendo processos serenos que alinham pensar, sentir e agir e reforçam a presença e a escuta ativa. A sua metodologia combina comunicação consciente e cultura de paz, fomentando empatia, colaboração e impacto positivo, guiada por uma paixão constante pelos ciclos naturais e pelas práticas regenerativas que enriquecem os processos de aprendizagem e transformação que facilita. Facilita retiros, workshops, formações e faz consultoria, colocando o design ao serviço de organizações que procuram coerência entre estratégia, criatividade e acção.
TESTEMUNHOS PATRÍCIA
“A Patrícia é uma das forças de “silêncio” mais fortes que conheço. Não porque ela não fale. Mas porque quando ela ocupa um espaço, este parece ser tão acolhedor, aberto e tranquilo que nada parece indesejável e tudo pode ser ouvido e visto.”
Tara Van den Berg
Participante e co-facilitadora no Ecovilage Design Education Course
___________________
“Facilitadora de uma generosidade inimaginável… tinha tudo planeado; mas sem rigidez; adaptou-se de acordo com as necessidades de cada uma e do grupo.”
Dra. Marisa Marques
Participante em reconexão na natureza

Gabriela Monteiro
Artista de ação e facilitadora de Transição Interior, práticas artísticas e alimentação consciente; desenha retiros, workshops e formação.
É artista de ação e facilitadora de processos de Transição Interior, com foco no autodescobrimento,
na autenticidade e na regeneração, por meio da Academia da Transição Interior.
Sua atuação integra metodologias que aliam Comunicação Autêntica - fundamentada na Comunicação Não-Violenta, Mindful Eating, cozinha intuitiva, aromaterapia, terapia floral, herbalismo, escrita criativa e reflexiva, meditação e práticas artísticas.
Graduada em Relações Internacionais e Design Gráfico, com especialização em Moda e Estudos da Indumentária, também é formada em Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education (reconhecido pela UNESCO), tendo sido voluntária na equipa de coordenação do RJ e facilitadora de 2010 à 2012. Fez parte da equipa de coordenação e facilitação do Gaia Amazônia, realizado no Céu do Mapiá, Acre - Brasil (2013) e do EDE Azores (2015). É mestre em
Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, treinadora certificada pelo movimento Transition Towns (Transition Network), co-fundadora, netweaver e facilitadora da Pathwork® Portugal e foi aluna da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, de 2001 a 2005.
Desde 2009, estuda, aplica e facilita a Comunicação Autêntica com base na CNV, tendo se formado com Dominic Barter e pelo The Center for Nonviolent Communication.
É fundadora e chef plant-based do Nomad Food Lab, um laboratório nômade dedicado à cultura do alimento e a práticas de sustentabilidade na cozinha. Possui certificação em Mindful Eating pelo The Center for Mindful Eating
e é Facilitadora de Processos Regenerativos pelo Regenesis Institute.
Conduz atendimentos individuais, para grupos e organizações, além de desenhar e facilitar retiros, workshops, treinamentos e consultorias.

Ana Martins
Gestora e produtora cultural. Ecologia, educação, turismo sustentável e desenvolvimento comunitário; consultoria e formação.
Ana Martins é uma gestora e produtora cultural com mais de trinta anos de experiência na criação e coordenação de projetos em ecologia, educação, turismo sustentável e desenvolvimento comunitário. Fundou e coordenou diversas iniciativas, como o Clube ADU (turismo de identidade), o LAM-Club (glamping ecológico) e o Festival Andanças, além da Associação PédeXumbo, dedicada à preservação da música e dança tradicional. Empreendedora, criou empresas inovadoras como o Moinho da Carvalha Gorda, especializado em produção artesanal de papel, e a Cânhamo de Portugal, focada na exploração de fibras naturais. Tem também experiência como consultora e formadora em projetos educativos e culturais em Portugal, Moçambique (com Malangatana) e Belgais (com Maria João Pires).
Entre 2024 e 2025 representou em Portugal uma ONG italiana de cooperação para o desenvolvimento, e de 2021 a 2023 liderou, em parceria com o Ministério da Educação da Guiné-Bissau, um projeto de gestão de dados na área educativa. Presta consultoria e formação em projetos culturais e ambientais, tendo acumulado mais de mil horas de ensino em papel e ambiente, gestão de projetos e produção cultural. Licenciou-se em Economia, frequentou um curso de Cultura Popular em Antibes e completou um programa intensivo de marketing digital recentemente. Equilibra a visão financeira com uma abordagem criativa ao fortalecimento das comunidades.